quarta-feira, 25 de março de 2009

Na falta de imagem lhes ofereço palavras: quase findo mais um dia de monitoramento nos morros do Ibura, uma das equipes ainda permaneciam na casa de uma moradora, sentei-me na escadaria, bem no meio pra ser bem exata, sentei-me em cima do meu colete e me protegi com a sombrinha de Regina, quando por alguns momentos pude apreciar a beleza daquela vista... merecia um clik! Eu já vi muita coisa bonita no morro, tem umas florzinhas amarelinhas, que incrivelmente brotam nas barreiras, em umas barreiras bem perigosas... a beleza no risco! E a vista, ah aquela vista! Pensei que o morro poderia ser um lugar com mais estrutura, pois eu soube que a maior parte da cidade do Recife é composta por morros, e que em outros países, as pessoas mais abastadas moram nos morros. O morro é incrível de tão arborizado, o ar é mais limpo, só não é mais limpo ainda, por causa das canaletas a céu aberto, o lixo e a falta de saneamento. Eu moraria no morro, se houvesse boas condições, as vezes eu tenho a sensação que é uma outra cidade dentro da cidade, é um pedacinho de interior, as pessoas criam galinhas, uma outra colega que o diga ela é galofóbica, em quanto todos perguntam se tem cachorro nas casas, ela já pergunta se tem galo. Fui a uma casa hoje que tem pé de fruta-pão, pitomba, um coqueiro e tantas outras árvores, e uma sombra gostosa... deu vontade de ficar, fora que ás 11 horas da manhã, um cheiro de feijão invade a todos. Não se trata de mascarar a realidade nua e crua que coexiste com a vida bela nos morros, se trata de um momento de contemplação em meio ao calor infernal! Eu que taurinamente desejo uma casa no campo, me deparo com os riscos que estas pessoas se submetem, escorpiões, a própria erosão do solo agravada pela ação humana, as chuvas! Acho engraçado falarem de desordenamento urbano, quando a população pobre foi sendo empurrada para os morros, e tratadas a margem do asfalto, assim como as comunidades ribeirinhas, as que estão em área de alagados... emfim, tire seu indicador do meu caminho que eu quero passar com a minha voz!

2 comentários:

  1. Pude sentir um dia de seu cotidiano.
    Gostei dessa porque sou tendenciosa mesmo...os morros do Recife, eles mesmos que guardam as expressões de nossa cultura e que são tantas vezes esquecidos.
    Contradições a parte,
    parabéns pelas belas construções.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eita! Coisas que a gente nunca para pra observar em cima de um morro, não é?! Muito legal!!!

    Sou amiga de Manu (Emmanuelle Pinto) e fui mandar recadinho pra ela e vi teu endereço do blog, desculpa pela invasão... Lendo isso, não podia passar despercebida, sem comentar sobre a sua visão do morro... Muito legal menina!!! Ah, se todo mundo visse um pouco de beleza em tudo, né?! Como teriamos um mundo tão diferente...

    Beijo gde pra vc menina!

    ResponderExcluir